REGISTRO DE FAIXA PRETA

REGISTRO DE FAIXA PRETA

A Federação Paulista de Jiu-Jitsu, por ser a entidade representativa do esporte no Estado de São Paulo, é a única entidade que por força de estatuto, pode reconhecer um professor de faixa preta no Estado.

Toda e qualquer pessoa pode amarrar uma faixa preta na cintura, mas, somente aqueles que possuem o registro da entidade que rege o esporte serão reconhecidos.

Todos os que possuem o registro da Federação, terão o seu nome publicados no site da entidade, desde que estejam ativos no ano em curso, ficando fácil para todos, saber se o professor desta ou daquela academia são realmente reconhecidos oficialmente no esporte e receberão ainda alem do certificado de registro, sua carteira com a ponta vermelha, que diferencia o professor do atleta.

Somente após o registro na Federação do Estado, é que o atleta pode solicitar o registro na Confederação Brasileira e ainda na Internacional.

Após o recebimento da faixa outorgada pelo professor da academia, o faixa preta deve solicitar na Federação o registro da mesma, pois só então se inicia a contagem de tempo para os graus da faixa (consulte o regulamento).

O faixa preta que não registra a sua faixa na Federação, pode lutar os campeonatos desde que devidamente comprovada, recebe a carteira de faixa “preta sem registro” porém a contagem de tempo para o recebimento de graus não se efetiva.

Para o registro da faixa se exige :
Que a mesma tenha sido outorgada por um professor 3.o grau, com registro na Confederação ou na Federação do Estado do atleta.
Preenchimento integral e assinatura do professor na ficha de solicitação.
Comprovação e cumprimento nos tempos de carência das faixas anteriores.
Breve currículo como atleta.
Documentos constantes na relação discriminada no rodapé do formulário de solicitação.’
Certificado de aprovação no curso de arbitragem. (Federação ou Confederação) validade 6 meses.
Pagamento da taxa de registro equivalente a um salário mínimo vigente na ocasião do registro.

Exame de Faixa Preta
A Federação, não faz exame de faixa mas reserva-se o direito de caso necessário solicitar comprovação da capacidade física e de conhecimento técnico.

Solicitação de Graus
Somente após o registro da faixa, se inicia a contagem de tempo para os graus.
Mesmo que se comprove no momento do registro, que o professor já tenha tempo suficiente para a obtenção de grau, a Federaçao só irá reconhecer o grau, um por ano, até a equivalência pertinente ao tempo de faixa preta.
Anualmente, a Federação comunicará por carta a possibilidade de atualização de grau do professor, por mais esta razão, se faz necessário que os dados do professor esteja sempre atualizado, a ausência de manifestação por parte do interessado, será interpretada como falta de interesse e no ano seguinte será oferecido novamente a possibilidade da mesma graduação do ano anterior, sem o direito de atualização.

Condição necessária para a obtenção de graus:
Real comprovação do tempo necessário para troca de grau segundo determina o regulamento, através da manutenção de atividade no período. (registro destes anos com a renovação da carteira, participação nos eventos, registro da sua academia, ou ainda algum documento que comprove o exercicio das atividades no período.) o ano em que o faixa preta não comprova exercício de atividade será perdido
preenchimento total e envio da ficha de solicitação.
Pagamento da taxa de 1/3 do salário mínimo na ocasião do pedido.
Nota única: o ano em que o professor não renovar sua carteira ou não registrar sua academia, não será contado como ano ativo.

Recebimento do Certificado de Registro e Graus:
Já há alguns anos, estamos entregando os certificados de registro e de graus em evento comemorativo ao dia do Jiu-Jitsu (normalmente no mês de Setembro) dependendo da disponibilidade de data, em sessão solene, ficando gravado nos arquivos este ato, dando ainda mais seriedade e credibilidade na outorga. Caso o professor tenha pressa ou não queira receber desta forma, o prazo de entrega do certificado será de quinze dias a partir da data de reunião da comissão de julgamento.
Fique atento perto desta época do ano, não deixando passar o prazo para a confirmação da aceitação da proposta de graduação.
Federação Paulista de Jiu-Jitsu

O SEU CERTIFICADO DE REGISTRO DE FAIXA PRETA, SOMENTE SERÁ ENTREGUE MEDIANTE A COMPROVAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO EM CURSO DE ARBITRAGEM DA CBJJ OU FPJJ COM ATÉ SEIS MESES DE VALIDADE.

CLIQUE AQUI E BAIXE A FICHA DE REGISTRO

Federação Paulista de Jiu-Jitsu